Laserterapia
A LASERTERAPIA é um tratamento utilizado na oncologia, e que envolve a aplicação de laser de baixa intensidade ou de baixa potência, também conhecido como fotobiomodulação. Tal procedimento tem como objetivo promover o reparo tecidual, estimular a formação de vasos sanguíneos perif’éricos à área tratada e linfáticos, além de ter efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Utilizando os protocolos mais adequados e precisos, o que é feito para cada paciente, onde cada pigmentação de tecido e casuística é analisada em consulta de anamnese, pode-se alcançar resultados de excelência.
Na oncologia e oncohematologia (1), a laserterapia é recomendada para diversas condições, incluindo:
Cicatrizes, fibroses e aderências
Feridas
Edema e linfedema
Paralisia facial
Mucosites (inflamação da mucosa da boca devido à quimioterapia)
Radiodermites (queimaduras causadas pela radioterapia)
Distúrbios de ATM (articulação temporomandibular)
É importante ressaltar que a aplicação do laser deve ser feita com o mais absoluto cuidado, evitando a região onde está localizado o tumor ativo. Em outras áreas do não afetadas pelo tumor, a laserterapia pode ser adotada com segurança e é frequentemente indicada pelos profissionais mais atualizados.
O comprimento de onda utilizado na laserterapia de baixa potência fica entre 630 e 904 nanômetros, o que não é ionizante nem cancerígeno. Portanto, não causa câncer. Se você tiver mais alguma dúvida, sinta-se à vontade para me contactar.
(1) A oncohematologia, que também é conhecida como oncohemato, se trata de uma subespecialidade médica que realiza o tratamento de doenças malignas do sangue. De acordo com o INCA, um dos tipos de doenças sanguíneas mais conhecidas é a leucemia. t.ly/TIrX9